terça-feira, 29 de novembro de 2011

Testes Intermédios do 9º ano - Calendário e recomendações


   No corrente ano lectivo o nono ano encontra-se a enfrentar desafios ainda maiores do que em anos anteriores, com o alargamento da realização de testes intermédios nas principais disciplinas da área curricular do 3º Ciclo.

   Cabe a cada escola optar, ou não, pela aplicação destes testes, bem como, em caso de aplicação, qual a valoração que tais testes irão ter na nota final a atribuir em cada uma das disciplinas em que irá ser realizado.


   Esta informação deve ser solicitada pelos pais junto dos respectivos directores de turma, bem como pelos alunos junto do Professor responsável por cada disciplina.


   É importante alertar pais e alunos para a necessidade de começar, desde já, a preparar os resumos necessários à realização dos testes intermédios, bem como o estudo e revisão atempado das matérias, cabendo assinalar que será necessário rever e estudar conteúdos dos programas de 7º, 8º e 9º anos, prevendo-se dificuldades acrescidas em disciplinas de programa mais extenso, como sucede em Geografia ( onde a matéria é quase sempre leccionada no ano seguinte, por não se conseguir dar todo o programa).


   No nosso centro de estudos estamos a dar início ao programa de preparação intensiva para os testes intermédios, com a realização de sessões especiais de trabalho durante os periodos de pausa lectiva das férias de Natal e da Páscoa, tendo também sido reforçada a carga horária semanal do nono ano, em todas as disciplinas sujeitas a teste intermédio, aos nossos explicandos, sem acréscimo das mensalidades a pagar pelo serviço.


Relembremos também que este trabalho exigirá um esforço acrescido dos nossos explicandos, que devem complementar o estudo e trabalho desenvolvido no Centro de Estudos, com sessões de estudo a realizar em casa, mediante uma calendarização que contemple todas as disciplinas e os respectivos conteúdos programáticos, sendo tal compromisso de ambas as partes (explicadores e explicandos) indispensável para alcançar o sucesso.


Iremos também criar uma base de ficheiros online, a disponibilizar brevemente, sendo promovida a troca de materiais entre os explicandos e o centro, bem como entre os explicandos entre si, com vista a facilitar a realização desta preparação para um desafio completamente novo, mas que cremos ser importante para fomentar hábitos de estudo frequentes e a realização de apontamentos e organização dos materiais de estudo, sendo uma boa preparação para o ensino secundário e permitindo também que os explicandos interiorizem quais as áreas em que estão mais ou menos à vontade, por forma a orientar a sua escolha da área de estudos no secundário e no ensino universitário.


CALENDÁRIO DE TESTES INTERMÉDIOS - 2011-2012 - 9º ano

Geografia - 28 de Fevereiro

Inglês - 6 de Março

Língua Portuguesa - 9 de Março

Ciências Fisico-Químicas - 14 de Março

Ciências Naturais - 30 de Abril

História - 7 de Maio

Matemática - 10 de Maio

TESTES INTERMÉDIOS - ENSINO SECUNDÁRIO

Biologia e Geologia: 10º ano - dia 19 de Abril
                               11º ano - dia 18 de Maio

Filosofia: 11º ano - dia 20 de Abril

Física e Química A: 10º ano - dia 30 de Maio
                             11º ano - dia 20 de Abril

Matemática A: 10º ano - dia 16 de Março
                      11º ano - dia 9 de Fevereiro
                      12º ano - dia 13 de Março e 24 de Maio

Português: 12º ano - dia 27 de Fevereiro

Fonte: site do Ministério da educação (informação de 3 de Outubro de 2011)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA INTENSIVO DE PREPARAÇÃO PARA INTERMÉDIOS NUMA OU VÁRIAS DISCIPLINAS 2011-2012

- Início nas férias do Natal
- Horários a combinar com os explicadores
- Limite de inscrições para os testes de Geografia, Fisico Química e Inglês até Janeiro de 2012.

Para informações adicionais contactar a direcção do centro de estudos pessoalmente ou pelo email isabelalexandraalmeida@gmail.com

Boas Festas a todos!

Isabel Alexandra Almeida (Xana)
Directora do Centro de Estudos Ponte para o Saber

Samouco, 29 de Novembro de 2011